Saiba como baixar e extrair dados de precipitação do sensor TRMM 3B43 v7

O Brasil é um país de áreas extensas, sabe-se que os dados pluviométricos podem apresentar baixo grau de confiabilidade em áreas extensas como o Brasil. Os pluviômetros são instrumentos que possuem uma área de captação de poucos cm2portanto medem a chuva em um determinado local de forma pontual, que não necessariamente permite capturar a distribuição espacial da chuva, especialmente em terrenos com topografia complexa.

A chuva é um elemento de grande variabilidade espaço temporal, sendo fundamental seu conhecimento para a tomada de decisões. Identificar e medir padrões de ocorrência das chuvas traz subsídios imprescindíveis para o planejamento e operação de diversos setores da sociedade, como a agricultura, a pesca, a navegação, o abastecimento d’água, o controle e proteção contra inundações, a conservação dos ecossistemas e demais análises que envolvam o balanço hídrico de bacias hidrográficas e o regime de vazões de rios.
Portanto neste post iremos mostrar como conseguir dados de precipitação por imagens de satélite. Mostrar quais são as características do satélite TRMM e logo na sequência mostrarei como realizar o download dessas imagens.
O (GOES) é um arranjo de satélites ambientais operacionais geossíncronos (geoestacionários), que monitora as condições atmosféricas em todo o mundo. Os satélites medem comprimentos de onda selecionados, por meio de sensores ativos e passivos. As imagens processadas por computador, especialmente na faixa do infravermelho (calor).
A órbita do sistema GOES situa-se aproximadamente a 35.800 km acima da superfície e se move ao redor da Terra exatamente na mesma velocidade com que a Terra gira. Isso mantém o satélite sobre o mesmo ponto acima do equador, e permite cobertura contínua de quase todo o planeta, de polo a polo.

O satélite TRMM é um projeto em parceria entre a NASA e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), e foi lançado em 27 de novembro de 1997 com o objetivo específico de monitorar e estudar a precipitação nos trópicos, além de verificar como a mesma influencia o clima global (Kummerow et al. 2000).
A plataforma TRMM (Fig. 1) contém cinco instrumentos básicos. O radar de precipitação TRMM foi o primeiro instrumento espacial concebido para fornecer mapas tridimensionais da estrutura de uma tempestade. O imageador de microondas é um sensor de microondas passivo projetado para fornecer informações quantitativas de precipitação sobre uma ampla área sob o satélite.

Figura 1: Satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM).

Os instrumentos a bordo do TRMM são: imageador de microondas (TMI), radar de precipitação (PR), radiômetro no visível e no infravermelho (VIRS), sensor de energia radiante da superfície terrestre e das nuvens (CERES), e sensor para imageamento de relâmpagos (LIS).

O projeto TRMM gera diversos produtos (estimativas) de acordo com a combinação de instrumentos usada no algoritmo de cálculo. O produto 3b43 versão 7 são disponibilizados no formato Hierarchical Data Format (HDF) em uma grade de 0.25° × 0.25° graus, recobrindo o globo terrestre entre as latitudes 50°N a 50°S.

Fonte:  (Soares et al. 2016;   Michael J. Passow, 2010)

A seguir temos o passo a passo de como baixar e extrair dados de precipitação do sensor TRMM 3B43 v7:


Link do Vídeo no Youtube: Clique aqui

Assista agora o vídeo:

 

 

Comparatilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *