E-boock Grátis: POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

 

implementação e monitoramento de resíduos urbanos
Baixe Aqui

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS

O objetivo do E-boock  é abordagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos e criar condições para que a sociedade civil possa monitorar a implantação da PNRS, provendo transparência aos resultados obtidos e assegurando que os princípios e objetivos da lei sejam cumpridos. Além disso, gerar dados, informações e análises que promovam a transparência e qualifiquem os debates na sociedade.

Pois, a universalização do acesso ao saneamento básico, com quantidade, qualidade e regularidade, se constitui em desafio para as administrações municipais, titulares desses serviços, que devem formular políticas públicas que alcancem a melhoria das condições sanitárias e ambientais do Município e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

Os Planos de Resíduos Sólidos são uma importante ferramenta para o ordenamento do setor com vistas à sustentabilidade dos serviços públicos de resíduos sólidos e, consequentemente, a promoção da saúde pública e a minimização dos impactos adversos ao meio ambiente. Com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esses planos passam a ser obrigatórios, seja para acessar recursos da União, seja para celebrar e/ou renovar contratos de prestação de serviços em saneamento básico, em que se inserem os serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, foram estabelecidos diretrizes, objetivos e metas nacionais para o setor, exigindo uma abordagem ampla e integrada que inclui várias dimensões da gestão de resíduos sólidos. Portanto o E-boock  “POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS” aborda a questão dos Indicadores multidimensionais da Política Municipal da Gestão Integrada de resíduos sólidos urbanos das capitais brasileiras, além da atuação de catadores: do lixão à coleta seletiva em Campina. E faz uma avaliação da coleta seletiva com as organizações de catadores de materiais recicláveis.

Sobre o Livro:

É um livro de iniciativa conjunta do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo e do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS) no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica firmado, em 31 de janeiro de 2017, por meio da Divisão de Ciência, Gestão e Tecnologia Ambiental (DCGCTA) e do Instituto BVRio, representando o OPNRS.

 

Comparatilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *